Especial: como a música amplifica o orgulho LGBTQIA+

Compartilhe

Por Clar Nobre de Camargo*

Junho é conhecido mundialmente como o mês do Orgulho LGBTQIAP+ e é um momento, não apenas de festa e celebração de todas as formas de amar e ser amade, mas também de reflexão, conscientização e afirmação da luta pela diversidade sexual e de gênero.

Após muitos anos de luta e resistência pelos direitos das pessoas LGBTQIAP+, nos últimos anos, obtivemos conquistas importantes como o direito ao nome social e a retificação de nome e gênero de pessoas trans, a criminalização do preconceito contra pessoas LGBTQIAP+, o direito à adoção por casais LGBTQIAP+, entre muitas outras vitórias. Na música, vemos a ascensão cada vez maior da representatividade de artistas LGBTQIAP+, apesar de sabermos que ainda existem muitos palcos a serem conquistados.

Por esse motivo, é fundamental que os espaços de cultura e lazer se conscientizem sobre a necessidade da pluralidade, que deve existir tanto de dentro para fora, na formação de equipes internas e da curadoria artística que compõe a programação desses lugares, quanto de fora para dentro, com a garantia de que o público, seja quem for, possa se sentir bem recebido, seguro e bem-vindo, assim como acontece na Casa Natura Musical.

Incentivar a visibilidade de artistas trans, gays, lésbicas, bissexuais, não-bináries e mais, é um ato valioso para que, cada vez mais pessoas, possam ter consciência de que a diversidade existe e resiste em todos os espaços: da plateia ao palco e por que não, nos bastidores, com trabalhadores da cultura que fazem o momento do show acontecer.

Por isso, é importante que nós, pessoas LGBTQIAP+, possamos enxergar nossa própria alteridade em quem está perto da gente, desde amigues à família e colegas de trabalho até pessoas que admiramos de longe como figuras públicas, escritores, influencers ou artistas. Pois nada é mais poderoso do que o sentimento de ter #orgulho de ser quem somos, sabendo que podemos ocupar qualquer espaço sem medo de mostrar o nosso brilho e de expressar os nossos afetos.

E não é apenas no discurso ou no mês de junho que demonstrar apoio à comunidade LGBTQIA+ é fundamental, mas sim durante o ano todo, amplificando a visibilidade da classe artística queer e implantando políticas de acesso, como, por exemplo, a entrada gratuita para pessoas trans, travestis e não-binárias em shows e espaços culturais, como acontece desde junho de 2023 na programação de todos os shows da Casa Natura Musical.** 

Assim como a diversidade mudou a música, que uma arte mais diversa e inclusiva possa transformar a realidade de todes, todas e todos aqueles que acreditam no poder revolucionário da música.

Saiba mais sobre o Mês do Orgulho LGBTQIAP+ no site da Natura e acompanhe a programação completa da Casa Natura Musical aqui.

#NosEncontramosNaMúsica

**Para ter acesso à entrada Transfree, basta retirar o ingresso via Sympla e apresentar o QR Code no acesso à Casa. Assim como os demais lotes, os ingressos dessa modalidade são limitados e estão sujeitos à lotação da casa. Seja consciente ao retirar essa modalidade de ingresso! 

*Clar Nobre de Camargo é uma pessoa trans não-binárie, jornaliste, historiadore da arte, trabalhadore da cultura, estudiose de arte queer, fã de música boa e frequentadore da Casa Natura Musical e de espaços que apoiam e sentem orgulho da comunidade LGBTQIAP+.

Assine a nossa newsletter