Dia 01.07 é aniversário do ícone da música brasileira Alceu Valença, que já tivemos a honra de receber em nosso palco, sempre com ingressos esgotados. O pernambucano de São Bento do Una completa 75 anos e a gente resolveu celebrar, mostrando cinco curiosidades do artista, que por onde passa arrasta multidões.
1) Além de cantor e compositor, Alceu Valença escreve crônicas e poemas. O resultado de um dos seus “surtos criativos” pode ser visto no livro O Poeta da Madrugada, lançado em 2015.⠀
2) Em 2016, lançou seu primeiro longa-metragem. A partir da história de Lampião e Maria Bonita no sertão, A Luneta do Tempo cria personagens fictícios que viveram amores e aventuras num universo circense ao lado dessas lendas folclóricas, ao som de cordel também escrito pelo cantor.
3) Foi tema de exposições como a mostra interativa “A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação”, realizada pelo Museu do Estado de Pernambuco e “Ocupação Alceu Valença”, uma homenagem feita pelo Itaú Cultural em São Paulo.
4) Na década de 70 previu a crise do petróleo e expressou sua indignação com a poluição do planeta em Papagaio do futuro. Muitas questões apontadas na música são discutidas na atualidade.
5) Anunciação é sua música mais tocada entre 2015 e 2019. E segura essa, o ícone pernambucano tem 298 canções e 597 gravações cadastradas em quase 50 anos de carreira.
Fonte: ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição
Anunciação foi cantada por torcidas em estádios dentro e fora do Brasil e teve até uma versão em Ucraniano. Um verdadeiro sucesso!
Viva Alceu Valença!