
Ainda no clima da estreia do documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, do Emicida, que estreou na Netflix nesta terça (8), o Capa do Disco destrincha, junto com o desinger gráfico e um dos responsáveis pela identidade visual do projeto Marcelo Lima, a capa do AmarElo, lançado em 2019. ⠀
⠀
Terceiro álbum de estúdio do rapper paulistano, AmarElo traz como capa uma foto da fotógrafa suíça e ativista do movimento indígena Claudia Andujar, exibida mais recentemente na exposição “A Luta Yanomani“, no Instituto Moreira Sales (IMS-SP) em 2018.

“Muitas pessoas perguntam sobre o disco se chamar Amarelo e não ter amarelo na capa. Achamos que seria muito óbvio. A ideia é ter todas as cores porque todas as cores são importantes. Se não houvesse as outras cores, não haveria o amarelo, e vice-versa”
marcelo lima

“A gente não queria mexer diretamente na foto, porque ela em si é muito forte. Por isso a trouxemos numa parede branca, pra ela ser protagonista. A foto é de 1974, mas é muito atual e ganha ainda mais força no momento político que vivemos agora, da situação de total negligência dos direitos dos povos indígenas pelo governo”, explica Marcelo. ⠀
⠀
Para a elaboração de identidade visual do AmarElo, tanto nos encartes do disco quanto nas peças de divulgação, Marcelo e o designer Lucas Rodrigues trabalharam com as cores da bandeira do Brasil, extraídas do quadro Abaporu (1928), da pintora modernista Tarsila do Amaral.

“Além do verde, amarelo e azul, usamos o laranja, que está dentro do quadro e é a cor da pele do povo. E também é a cor da terra”.⠀
Marcelo Lima
A tipografia escolhida para o projeto foi a Cooper Black, uma fonte de 1929, super usada no mundo inteiro, em específico em muitas obras da música negra mundial, de discos do Stevie Wonder a Tyler, The Creator. Uma maneira que os artistas encontraram de linkar o disco com o movimento racial global. ⠀
⠀
Outro aspecto que demonstra o diálogo de AmarElo com a cultura negra internacional é a conexão entre a sua capa e a do Stakes is High (1996), disco do grupo norte-americano De La Soul.

Ouça AmarElo aqui:
Leia mais sobre outras capas de disco da música brasileira aqui.