Ícone do site Casa Natura Musical

O que uma casa de show pode fazer pela redução de plástico no planeta?

Durante o mês de julho, você deve ter se deparado com alguns posts nas redes sociais com a hashtag #JulhoSemPlástico. O movimento, que tem como objetivo conscientizar a população pela redução do uso do material descartável, nasceu em 2011, como uma proposta surgida dentro do Earth Carers Waste Education, curso que ensina técnicas de reciclagem e de redução de gastos para a comunidade no oeste da Austrália. Após o curso, uma das alunas, Rebecca Prince-Ruiz, que hoje é uma das principais ativistas ambientais do mundo, fundou, junto com outros voluntários, a Plastic Free July, fundação que reúne milhões de pessoas ao redor do mundo com um único propósito: incentivar as pessoas a evitarem o uso de plásticos descartáveis durante o mês, para que assim, os danos causados ao meio ambiente sejam reduzidos.

Por que devemos diminuir o uso de plástico?

O consumo e o descarte incorreto de plástico trazem grandes prejuízos para o meio ambiente, poluindo rios, oceanos e lagos. O problema, que também ameaça a vida de animais e a saúde de seres humanos, é um dos maiores desafios para a saúde do nosso ecossistema, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Também se estima que, em 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes.

No Brasil, um estudo da WWF mostrou que somos o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia. E o grande alerta é: o nosso país recicla apenas 3% de todo esse lixo produzido.

Como podemos reduzir o uso de plástico no dia-a-dia?

Prefira embalagens de papel, vidro e papelão. São mais resistentes, mais duráveis e mais fáceis de reciclar.

Carregue sua própria garrafinha de água. Você evita o consumo e descarte de garrafas pet e ainda economiza.

Compre mais alimentos a granel. Leve potinhos ou sacos de papelão para guardar suas compras. Você reduz o consumo de embalagens fracionadas dos produtos embalados do supermercado e ainda garante alimentos mais saudáveis.

Utilize uma ecobag quando for às compras. É chique e sustentável.

Carregue um canudinho de metal. Ou prefira não usar canudinho. As tartarugas – e outros milhares de seres marinhos – agradecem.

Cuidado com os microplásticos. Dê preferência para cosméticos livres de plástico na sua composição. Além de fazer mal para o seu organismo, os microplásticos também afetam a vida marinha.

Apoie o trabalho de pessoas que se preocupam com o meio ambiente. Procure comprar de pequenos produtores e marcas que apoiam a causa ambiental e o consumo consciente.

Para mais dicas de reciclagem, reuso e redução de lixo, indicamos as páginas Menos1Lixo, Modefica e Julho Sem Plástico.

E o que uma casa de show pode fazer pela redução de plástico no planeta?

Zerar o consumo e venda de garrafas pet. Desde fevereiro de 2022, quando reabrimos a Casa depois da paralisação forçada pela pandemia de Covid-19, banimos as garrafas pet do nosso espaço.

Oferecer bebedouro. Na Casa, você pode reabastecer sua garrafinha de água nos nossos bebedouros. Além de economizar, ajuda a gerar menos lixo.

Preferir bebidas em lata. As latas de alumínio possuem um índice de reciclagem de 97,4% no Brasil e podem ser infinitamente recicladas.

Cuidar dos resíduos. Aqui, toda gestão dos nossos resíduos é feita pela YouGreen Cooperativa.

Já estamos no final de julho, mas ainda dá tempo de você se juntar a nós no movimento #JulhoSemPlástico. Afinal de contas, todo mês é mês de ajudar o meio-ambiente.

Sair da versão mobile