fbpx

O Pantanal no corpo de Tetê e o Lírio Selvagem

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Nos últimos meses, o Brasil assistiu ao Pantanal sofrer com o seu pior ano de queimadas, segundo o Inpe. Tal situação moveu a cantora campo-grandense Tetê Espíndola a reunir mais 32 artistas e regravarem a canção “Adeus Pantanal” (1988), de Itamar Assumpção, num grito de alerta contra a devastação do bioma pantaneiro.⠀

O Pantanal é uma preocupação recorrente no trabalho artístico de Tetê Espíndola e de toda a sua família. Desde o começo da sua carreira, o bioma é o protagonista ou o cenário das canções de Tetê e seus irmãos. O Capa do Disco volta ao Pantanal do final dos anos 1970 para redescobrir o disco ‘Tetê e o Lírio Selvagem’, o primeiro LP da discografia de Tetê, lançado junto à banda formada com os irmãos Alzira E, Celito Espíndola e Geraldo Espíndola. ⠀

Primeiro disco de uma banda de rock de Mato Grosso do Sul a assinar contrato com uma grande gravadora, a Philips, ‘Tetê e o Lírio Selvagem’ é um marco na música de vanguarda (sul) mato-grossense, tanto pela temática ecológica das letras, quanto pela até então inédita fusão de ritmos da região, como polca paraguaia, guarânia, chamamé e cururu com o rock, inaugurando a polca-rock. O disco é lançado em 1978, depois de os irmãos se mudarem para São Paulo. ⠀

“Quando chegamos em São Paulo, no final dos anos 70, era o auge da discoteca. De repente, chega um bando de irmãos, vindos do Pantanal, falando sobre ecologia. Foi a primeira vez que isso aconteceu no meio musical” (Tetê Espíndola).⠀

Para a capa, os irmãos convidaram o artista plástico cuiabano João Sebastião, que era amigo de Humberto, o irmão-pintor da família. ⠀

“Essa capa, quando saiu, foi um escândalo. Tivemos essa ideia de chamar o João para pintar a natureza na gente. Era muito audaciosa, muito selvagem.”

“Tinha acabado de acontecer a separação entre os dois Mato Grosso e ainda se discutia a possibilidade de o novo estado se chamar Pantanal. Acabou não acontecendo, mas trouxemos o Pantanal para o nosso corpo”. (Tetê)

Leia mais sobre outras capas de disco da música brasileira aqui.

+ comunicado importante

A hora do reencontro tá chegando! 🧡 Para que o nosso retorno aconteça da maneira mais segura possível, vamos precisar da colaboração de cada um de vocês. Somente com muito cuidado e responsabilidade coletiva, poderemos voltar a nos encontrar na música.

Venha pra Casa com seu comprovante de vacina atualizado e de máscara PFF2, N95 ou cirúrgica. Se estiver com sintomas, ainda que leves, perto da data do show, deixe pra vir nos visitar outro dia.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, montamos um guia com os principais protocolos que usaremos para receber vocês nos shows na Casa a partir de 2 de fevereiro.

👉 PROTOCOLOS

1º) Comprovante de vacinação atualizado com no mínimo duas doses


Pode ser físico ou virtual. O importante é que esteja em dia. Se atente à data da sua 3ª dose no site www.vacinaja.sp.gov.br ou no canal de comunicação da prefeitura da sua cidade.

2º) Uso de máscara durante a permanência na Casa

Obrigatório. E a entrada só será permitida com máscaras N-95/PFF2 sem filtro ou máscaras cirúrgicas. Máscaras de pano, de plástico, bandanas e outros adereços semelhantes não serão aceitos.

*Importante: Por sermos um local majoritariamente fechado, a retirada da máscara só será permitida para o consumo pontual de bebidas. Não haverá comidinhas na Casa.

3º) Lotação reduzida

Estamos disponibilizando menos ingressos à venda, para aumentar o distanciamento social e garantir uma noite mais segura.

4°) Artistas e equipes previamente testades

E toda a equipe trabalhará com máscaras N-95/PFF2, com exceção des artistas que estarão se apresentando.

5°) Circulação reduzida nos bastidores

Somente as equipes autorizadas poderão circular nos bastidores da Casa.

Não se preocupe: Haverá pessoas instruindo e fiscalizando os protocolos durante a sua permanência na Casa.

Importante: Se você tiver ingresso e apresentar sintomas de COVID-19, ainda que leves, ou tiver tido contato recente com alguém que testou positivo próximo à data do show, orientamos a não comparecer e a contatar o nosso atendimento via e-mail para mais informações.

Cuidem-se!