fbpx

Casa Indica: Especial Dona Ivone Lara

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Acervo da família

Na série #CasaIndica, a gente dá dicas de músicas, livros, filmes e outras coisitas. No aniversário de Dona Ivone Lara, que comemoraria 98 anos em 2020, selecionamos alguns cinco conteúdos, de diferentes plataformas, para quem quiser se aprofundar na vida e na obra da sambista carioca.

Veja:

1) Livro: Dona Ivone Lara: A Primeira-Dama do Samba, de Lucas Nobile

Lançado em 2015 como parte integrante do projeto Sambabook, o livro Dona Ivone Lara: A Primeira-Dama do Samba (Sonora Editora/Musickeria) ganhou, em outubro de 2018, sua segunda edição, que agora inclui um epílogo escrito após a morte da biografada. Escrita pelo jornalista Lucas Nobile, a biografia conta a trajetória da sambista por meio de sua música, desde a sua formação até tornar-se unanimidade no cenário musical brasileiro. Disponível para compra online.

2) Especial “Sonho Meu”, da TV Brasil

Misturando bate-papo e show, a TV Brasil resgata uma produção que celebra a obra da sambista. Ela é a anfitriã do especial “Sonho Meu”, o show com personalidades do gênero foi gravado em fevereiro de 2011, no Rio de Janeiro, com participações de sambistas consagrados como Beth Carvalho, Jorge Aragão e Delcio Carvalho, além dos representantes da nova geração como Diogo Nogueira, Teresa Cristina e Nilze Carvalho.

3)Acervo digital da Ocupação Dona Ivone Lara, do Itaú Cultural

Dona Ivone Lara foi tema da 23ª Ocupação do Itaú Cultural, que ocupou o prédio da av. Paulista em 2015. No site do espaço, você consegue encontrar, além de fotos da mostra, textos que contam parte da trajetória da sambista e uma série de entrevistas em vídeos com jornalistas, pesquisadores e artistas influenciadas por Dona Ivone, como Leci Brandão, Fabiana Cozza, Zélia Duncan, entre outros.


4) Episódio “Compositoras”, da Rádio Batuta

Parte da série “A mulher na música brasileira”, da Rádio Batuta, o episódio destaca as mulheres compositoras de canções na nossa música, destacando desde as pioneiras, Dolores Duran e Maysa, nos anos 1950, passando por Dona Ivone Lara, Angela RoRo, Sueli Costa entre outras.

5) Canto da Noite na Boca do Vento, de Fabiana Cozza

Lançado em 2019, o último disco de Cozza reúne canções da Primeira Dama do Samba, dando voz a obras compostas por Dona Ivone em parceria com Delcio Carvalho, Nei Lopes, Arlindo Cruz, Paulo César Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Mano Décio da Viola, Fuleiro, Tio Hélio, Silas de Oliveira e Bacalhau.  Gravado e produzido pela Biscoito Fino, o álbum recebeu o título “Canto da Noite na Boca do Vento” extraído dos versos de “Sonho Meu”, um dos maiores sucessos da sambista carioca.

+ comunicado importante

A hora do reencontro tá chegando! 🧡 Para que o nosso retorno aconteça da maneira mais segura possível, vamos precisar da colaboração de cada um de vocês. Somente com muito cuidado e responsabilidade coletiva, poderemos voltar a nos encontrar na música.

Venha pra Casa com seu comprovante de vacina atualizado e de máscara PFF2, N95 ou cirúrgica. Se estiver com sintomas, ainda que leves, perto da data do show, deixe pra vir nos visitar outro dia.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, montamos um guia com os principais protocolos que usaremos para receber vocês nos shows na Casa a partir de 2 de fevereiro.

👉 PROTOCOLOS

1º) Comprovante de vacinação atualizado com no mínimo duas doses


Pode ser físico ou virtual. O importante é que esteja em dia. Se atente à data da sua 3ª dose no site www.vacinaja.sp.gov.br ou no canal de comunicação da prefeitura da sua cidade.

2º) Uso de máscara durante a permanência na Casa

Obrigatório. E a entrada só será permitida com máscaras N-95/PFF2 sem filtro ou máscaras cirúrgicas. Máscaras de pano, de plástico, bandanas e outros adereços semelhantes não serão aceitos.

*Importante: Por sermos um local majoritariamente fechado, a retirada da máscara só será permitida para o consumo pontual de bebidas. Não haverá comidinhas na Casa.

3º) Lotação reduzida

Estamos disponibilizando menos ingressos à venda, para aumentar o distanciamento social e garantir uma noite mais segura.

4°) Artistas e equipes previamente testades

E toda a equipe trabalhará com máscaras N-95/PFF2, com exceção des artistas que estarão se apresentando.

5°) Circulação reduzida nos bastidores

Somente as equipes autorizadas poderão circular nos bastidores da Casa.

Não se preocupe: Haverá pessoas instruindo e fiscalizando os protocolos durante a sua permanência na Casa.

Importante: Se você tiver ingresso e apresentar sintomas de COVID-19, ainda que leves, ou tiver tido contato recente com alguém que testou positivo próximo à data do show, orientamos a não comparecer e a contatar o nosso atendimento via e-mail para mais informações.

Cuidem-se!