Cumbia argentina: artistas que você precisa conhecer

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Por: Marina Cananda, da Radio Color

A rica história da cumbia argentina pousará sobre o palco da Casa Natura Musical através o grupo La Delio Valdez, juntamente com a banda paulista Abacaxepa nesse mês de março, e nós, da Radio Color, fomos convidados a fazer uma singela playlist pra você conhecer um pouco sobre esse ritmo tão influente na cultura musical argentina, e também se preparar para o show que acontece no dia 17 de março. 

A cumbia argentina como gênero musical surgiu na metade dos anos 1950, influenciada pelo ritmo tropical da cumbia colombiana, e foi ganhando força no desenrolar dos anos 1960, para se consolidar historicamente a partir dos anos 1970 e 1980, com forte relevância cultural até os dias atuais. Como característica, se diferencia da cumbia caribenha por sua interessante mistura com os ritmos locais, como tango e o chamamé. 

Ao longo dos anos, desempenhou – e desempenha – importante papel como gênero-mãe, do qual derivaram diversos outros ritmos contemporâneos conhecidos na Argentina, como o a cumbia villera, o chachengue, a cumbia santafesina, a cumbia pop, pelos quais se destacam artistas como Los Palmeras, Pibes Chorros, Los Wachiturros, Agapornis, Los Angeles Azules, La Nueva Luna, L-gante, e também claro, La Delio Valdez. 

Nascida em Buenos Aires no ano 2009, La Delio Valdez é uma orquestra de Cumbia, formada por uma cooperativa de músicos que desenvolvem uma proposta musical própria, a partir deste ritmo que marca a América Latina como característica. Possuem uma sonoridade variada, que combina recursos de outras músicas, como a tradição andina, a salsa, o rock, jazz, que dão um estilo tradicional e moderno à sonoridade do grupo. 

Preparamos uma playlist especial com alguns nomes tradicionais e contemporâneos que rondam esse gênero tão importante na história latino-americana. E convidamos você a curtir esse encontro na Casa Natura Musical, que não deixa de ser um importante reconhecimento à história musical da América Latina, a qual nós, brasileiros, certamente fazemos parte.

Ouça também no YouTube Music e no Deezer.

Assine a Newsletter

Casa Natura Musical

R. Artur de Azevedo, 2134

Pinheiros, São Paulo – SP

 

(11) 3031-4143

 

Processo de Revalidação do Alvará: 6068.2022/0003667-6

Desenvolvido por Deploy. Future Agency