O passado-presente da Música Popular Brasileira

Compartilhe

O movimento que conhecemos como Música Popular Brasileira surgiu nos anos 60, de lá pra cá, muitos artistas inventaram e reinventaram as formas de pensar, cantar, compor e produzir músicas que exaltam as brasilidades.

Não é segredo que, além de exaltar os pioneiros da música popular brasileira, a Casa Natura Musical é uma das responsáveis por revelar grandes nomes da Nova MPB. Celebramos o passado e presente desse movimento artístico que atravessou gerações e que hoje é símbolo da valorização dos músicos, produtores, compositores e intérpretes do Brasil.

A sigla MPB surgiu em 1965, um movimento que nasceu após o fim da Bossa Nova e ganhou notoriedade através dos festivais da canção em São Paulo e Rio de Janeiro. Neste ano, o “I Festival de Música Popular Brasileira”, realizado pela TV Excelsior, premiou Elis Regina pela interpretação da música “Arrastão”.

Nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Zé, Caetano Veloso, Elis Regina, Nara Leão e artistas que formaram a Tropicália ao final dos anos 60, permeiam o imaginário coletivo quando o assunto é música popular brasileira. Com ideais políticos, a MPB surge como um movimento artístico progressista, crítico à ditadura militar. Intérpretes e compositores também buscavam valorizar a música e a cultura nacional em detrimento de estrangeirismos. Musicalmente, a MPB sempre flertou com o samba, mas nunca teve um gênero musical bem definido.

O movimento é fruto de uma geração de artistas que, em sua maioria, eram jovens de classe média e universitários. Ao final dos anos 90, dado o contexto e com as demandas comerciais do rádio e tv, a MPB se tornou o símbolo de uma suposta elite cultural, provocando a discussão sobre o que é de fato popular na música brasileira.

Hoje a música popular brasileira ganhou outros significados, do baião ao funk, novas gerações de artistas deram continuidade ao legado da MPB, descentralizando as musicalidades da sigla e dando o devido reconhecimento artístico e musical à cultura popular do Brasil.

Conheça alguns artistas que protagonizam esse movimento de retomada através da Nova Música Popular Brasileira: 

MAJUR e Liniker (BA/SP)

Luedji Luna (BA)

BaianaSystem e BNegão (BA/RJ)

MC Tha (SP)

Marina Sena (BH)

BALA DESEJO (RJ)

ÀVUÀ (SP)

LAMPARINA (BH)

Assine a nossa newsletter