fbpx

A cara da Bossa e as capas de César Villela para a gravadora Elenco

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

No final dos anos 1950, um grupo de músicos promovem uma revolução rítmica e harmônica na música brasileira tradicional: com “Chega de Saudade” (1958), composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes com violão gravado por João Gilberto, nascia a bossa nova, movimento que serviria de base para a formação da MPB e que daria, pela primeira vez, uma projeção internacional à música brasileira. 

A gravadora Elenco foi uma das responsáveis por “dar a cara” da bossa e ajudar na sua consolidação no cenário musical nos anos 1960. Criada em 1962 pelo músico e produtor musical Aloysio de Oliveira, a Elenco gravou artistas ligados ao movimento, como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Roberto Menescal, Nara Leão, Baden Powell, entre outros. 

As 16 primeiras capas da gravadora foram feitas pelo designer César Villela, que criou um sistema gráfico para a Elenco: todas as capas trazem um fundo branco, quatro círculos vermelhos e um retrato do artista (ou ilustração) em alto-contraste. Esse sistema, ao mesmo tempo, deu unidade aos lançamentos da gravadora, sem anular a particularidade de cada disco. Mesmo depois da saída de Villela, outros capistas que trabalharam para a Elenco seguiram a sua linha de trabalho.  

Num artigo publicado na revista Estudos em Design, os pesquisadores Marcello Montore (USP) e Guilherme Mirage Umeda (USP) relacionam o minimalismo das capas de Villela para a Elenco com a “economia musical” da bossa nova: “Nas capas da Elenco foi onde Villela pôde levar a termo suas experiências com linguagem, eliminando o que considerava excessos gráficos de toda ordem. Sintomaticamente, a bossa nova realizou estratégica similar no campo musical, eliminando a voz grandiloquente dos cantores do passado (…); as letras que narravam tragédias da vida (…); e os arranjos que pesavam na ‘cozinha percussiva’ do samba”.

Abaixo, veja algumas capas publicadas pela Elenco:

+ comunicado importante

A hora do reencontro tá chegando! 🧡 Para que o nosso retorno aconteça da maneira mais segura possível, vamos precisar da colaboração de cada um de vocês. Somente com muito cuidado e responsabilidade coletiva, poderemos voltar a nos encontrar na música.

Venha pra Casa com seu comprovante de vacina atualizado e de máscara PFF2, N95 ou cirúrgica. Se estiver com sintomas, ainda que leves, perto da data do show, deixe pra vir nos visitar outro dia.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, montamos um guia com os principais protocolos que usaremos para receber vocês nos shows na Casa a partir de 2 de fevereiro.

👉 PROTOCOLOS

1º) Comprovante de vacinação atualizado com no mínimo duas doses


Pode ser físico ou virtual. O importante é que esteja em dia. Se atente à data da sua 3ª dose no site www.vacinaja.sp.gov.br ou no canal de comunicação da prefeitura da sua cidade.

2º) Uso de máscara durante a permanência na Casa

Obrigatório. E a entrada só será permitida com máscaras N-95/PFF2 sem filtro ou máscaras cirúrgicas. Máscaras de pano, de plástico, bandanas e outros adereços semelhantes não serão aceitos.

*Importante: Por sermos um local majoritariamente fechado, a retirada da máscara só será permitida para o consumo pontual de bebidas. Não haverá comidinhas na Casa.

3º) Lotação reduzida

Estamos disponibilizando menos ingressos à venda, para aumentar o distanciamento social e garantir uma noite mais segura.

4°) Artistas e equipes previamente testades

E toda a equipe trabalhará com máscaras N-95/PFF2, com exceção des artistas que estarão se apresentando.

5°) Circulação reduzida nos bastidores

Somente as equipes autorizadas poderão circular nos bastidores da Casa.

Não se preocupe: Haverá pessoas instruindo e fiscalizando os protocolos durante a sua permanência na Casa.

Importante: Se você tiver ingresso e apresentar sintomas de COVID-19, ainda que leves, ou tiver tido contato recente com alguém que testou positivo próximo à data do show, orientamos a não comparecer e a contatar o nosso atendimento via e-mail para mais informações.

Cuidem-se!