Ícone do site Casa Natura Musical

Música e cultura ballroom brasileira

Mais que festa ou dança, a cultura ballroom é um movimento político e artístico que nasceu nos anos 1960 no Harlem, na periferia de Nova York. A comunidade LGBTQIA negra e latina que vivia nessa região começou a se reunir em bailes próprios, as balls, com competições de beleza e de voguing, criando espaços acolhedores na noite nova iorquina para essas pessoas.

No Brasil, oficialmente, a cena ballroom começa a se estruturar a partir de 2015, depois do BH Vogue Fever, evento de dança voguing de Belo Horizonte. Se quiser conhecer mais sobre a ball e a cena brasileira, a gente recomenda você a assistir ao mini-doc que fizemos em 2020 sobre o assunto. Veja abaixo:


Além da dança, da beleza e da moda, a música também é um elemento super importante na cultura ballroom, já que é ela que dá o tom e serve de trilha sonora para essas competições das balls.

Nesse mês do Orgulho #LGBTQIOA, criamos uma playlist pra exaltar artistas brasileires que estão usando refs de música de ballroom, como o voguebeat, a disco e a house music, no seus trabalhos autorais, para manter a cultura viva no Brasil.

Ouça nossa playlist Cena Ballroom Brasil no seu player favorito. Disponível no Spotify, Deezer e YouTubeMusic:

Quer conhecer mais artistas da cena ballroom? Siga Som da Ballroom no Instagram.

Sair da versão mobile